jusbrasil.com.br
20 de Setembro de 2018

Estudar é um privilégio! Utilize seu tempo ocioso

Manoel Alencar da Mota Silva, Advogado
há 2 meses

Ao longo dos 05 anos de faculdade pude perceber que nem todos estão interessados em ser um bom aluno, porém, só de você estar lendo este artigo, já fica demonstrado o seu interesse em melhorar o seu desempenho dentro e fora da sala de aula.

Iniciei meu mister como estudante da graduação em Direito no primeiro semestre de 2013, já com meus 20 anos de idade. Era tudo muito novo pra mim, pois não tinha ninguém da família que atuasse na área jurídica, na verdade, ninguém que tivesse concluído o ensino superior.

Logo nos primeiros meses de faculdade eu já notei que era aquilo que eu queria pra minha vida, atuar em algo no âmbito jurídico, mas também percebi que não seria fácil. Eu mal sabia o que era Constituição Federal...Haha. Eu estava tão empolgado que estudava até altas horas, "varando" a madrugada, pois a cada texto lido uma nova curiosidade surgia.

No começo foi tranquilo, mas com o passar dos tempos eu percebi que aquele método de estudar por várias horas, sem uma estratégia correta para cada matéria estava fazendo com que minhas notas caíssem drasticamente, e isso me fez parar, pensar e pesquisar sobre o que eu teria que fazer para dar um "up" em minhas notas novamente.

Assisti muitas aulas e li muitos textos e livros de professores e coaches ensinando métodos para passar em concurso e fazer render mais cada minuto estudado. Após aplicar todos os métodos ensinados pelos professores para saber qual que se adaptaria melhor ao meu caso, pude notar que eu estava fazendo o que muitos alunos fazem, seja por preguiça ou até mesmo por falta de tempo. Eu estava deixando pra estudar muito próximo a data das provas.

À época da graduação foi algo muito difícil. No início, eu trabalhava cerca de 10 horas por dia e ainda tinha que sair as pressas para chegar á faculdade para, ao menos, assistir um tempo de aula (eu sempre chegava atrasado). Bom, foi aí que eu tive tentar de alguma forma estudar. No trabalho eu não conseguia, pois era uma trabalho que exigia minha total atenção. Em casa eu só conseguia estudar aos fins de semana, pois aquilo que eu fazia no início de estudar "varando" a noite já não estava dando mais certo, eu acordava muito cansado e meu dia acabava não sendo muito produtivo.

Percebi que eu ficava no ônibus cerca de 3 horas e 30 minutos, no mínimo, diariamente. Foi neste momento que me veio um "clique". Ora, e se eu estudasse no ônibus todos os dias? Quantas horas mensais de estudo eu teria?

Passei a estudar dentro do ônibus. Fazia os resumos e marcações nos fins de semana da matéria aplicada em sala de aula e o levava comigo todos os dias para lê-los dentro do coletivo. Foi uma das melhores sacadas da minha vida. Minhas notas deram um salto e eu nem precisava ficar estudando igual a um louco próximo das provas, eu já sabia todo o conteúdo, de tanto ler por cerca de 3 horas diárias dentro da condução.

Está parado em uma fila de banco? Leia seus resumos! Está sentando no banco esperando ser atendido pelo dentista? Leia seu resumos!

Você, estudante, tem que pôr em sua mente que o estudo tem que ser algo leve e constante. Tenho certeza que ao saber utilizar o seu tempo ocioso de forma eficaz, o estudo será até mais prazeroso, você terá resultados e isso lhe trará inspiração e motivação para continuar nessa caminhada.

Há! Já ia esquecendo. Graças a este método, eu passei no concurso de estagiário do Ministério Público Federal, um concurso municipal e também no Exame de Ordem (XXV), "de primeira".

Estudar é um privilégio – Alencar Mota

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Legal, @advogadoalencarmota. Eu perdia cerca de 4 horas da minha vida diariamente em transporte público, hoje acho que são umas 3 (já é um avanço), mas sempre ficava pensando na ideia de que ler em movimento faz mal. Até agora todas as fontes que olhei dizem que isso é um mito... Vou testar esse método! continuar lendo

Uma boa dica para quem não consegue ler dentro do ônibus é gravar, com a própria voz, um resumo em áudio. Desta forma, você estará utilizando seu tempo para um bom desempenho estudantil.

Obrigado pelo comentário. continuar lendo

Parabéns, e obrigada seu texto se encaixo perfeitamente para mim. continuar lendo

Gostei. Merece like. continuar lendo